07.08.08

Dia 6

Foi complicado acordar cedo depois do dia anterior mas o check-out do hostel era até às 10 horas e tínhamos de fazer um esforço. Mesmo assim, já passava das 11 horas quando saímos do quarto. Entregámos as chaves e deixámos as mochilas numa divisão fechada que servia de cacifo. Fomos conhecer o resto da cidade.

A caminho do centro de Peste decidimos comprar um bilhete para o SightSeeing Tour. Havia imensas coisas por ver e só nos restava esse dia. Foi uma boa opção porque também deu para poupar o corpo. Assim, depois do pequeno-almoço fomos apanhar o autocarro ao lado da Elizabeth Bridge. Vimos o Parlamento que é lindíssimo por fora. Como só dava para entrar com marcação prévia nem tentámos ir lá. A paragem seguinte era na Sinagoga. Saímos. De fora, parecia brutal. Comprámos um bilhete que dava acesso ao Museu Judeu, ao cemitério e à Sinagoga.

Primeiro fomos ao Museu. A História e os costumes Judeus estavam espalhados pelas paredes. Mais acima, um andar dedicado à história da II Guerra Mundial do ponto de vista dos Judeus. Intenso, sem dúvida.

Image Hosted by ImageShack.us

Descemos até ao cemitério que pouco tinha para ver. Apenas um cemitério com alguns louvores especiais. Seguimos logo para a Sinagoga. Tivemos de colocar uma espécie de barretes (deve existir um termo correcto que defina aquilo mas eu desconheço) para poder entrar. Tal como por fora, o interior da Sinagoga era brutal. Hei-de voltar a uma mas com mais conhecimentos sobre a mesma.

Sinagoga vista, era altura de continuar. A paragem seguinte era perto da maior Igreja Católica Cristã da cidade - St. Stephens Cathedral. Fomos. Por causa de um casamento só algumas zonas da Catedral estavam disponíveis para visitar. Não foi uma desilusão mas também não me deixou deslumbrado. Era muito gira por fora mas relativamente normal por dentro.

Seguindo, vimos o edifício da Ópera e a House of Terror (um museu com uma exposição do Comunismo). Passámos também na Heroes' Square e em algumas ruas e praças importantes de Peste. Decidimos não sair do autocarro pois nada nos interessava de grosso modo. O autocarro passou para o lado de Buda e levou-nos a uma zona que ainda não tínhamos conhecido. Parecia bastante interessante e, por isso, saímos.

Encontrámos um mini-mercado e aproveitámos para comprar algumas coisas para almoçar. Depois de almoçar fomos ver o Fisherman's Bastion e tirar umas fotos. Era uma zona pequena mas engraçada. Voltámos para a paragem do autocarro e terminámos o trajecto na mesma paragem em que tínhamos começado.

Gostei mais da parte de Buda por ser mais limpa e calma mas Peste parece-me "mais cidade" e tem zonas muito interessantes também. Talvez volte um dia.

Fomos até ao hostel buscar as mochilas. Voltámos para o centro de Peste para jantar. Restaurante SubWay. Uma boa sande e uma boa esplanada. Mais uma vez, Uno. Era preciso ficar no centro até perto da hora do comboio porque a zona da estação não era muito segura e o Uno foi o instrumento usado para ocupar o tempo.

Uma hora antes da hora de partida do comboio fomos apanhar o metro. Tinham-nos dito que não havia grande controle nos transportes públicos. Fiando-nos nisso, entrámos no metro sem pagar. À saída, azar. Revisor. Queria que pagássemos 6000 florins cada um. Dissemos que não tínhamos e ele disse que ia chamar a polícia. Nós explicámos que estávamos de saída da cidade e já não tínhamos florins e ele amortizou a multa. Também já podíamos pagar em euros. Parecia um autêntico vendedor indiano na forma como agia e nós os clientes a regatear o preço. Ridículo. Mas, pelos vistos, é assim que eles funcionam. No fim, pagámos 50€ pelos três e seguimos. Não foi agradável mas não podíamos ficar chateados. Era hora de apanhar o comboio para Belgrado. Entrámos, esticámo-nos e adormecemos.