08.08.08

Dia 13

Faltava pouco tempo para as 5 horas da manhã quando cheguei a Bordéus. Tinha um assunto para resolver: no comboio tinha comprado o bilhete Marselha-Bordéus por 10 euros mas paguei com uma nota de 100 euros que era a única forma de pagamento que tinha; como o revisor não tinha troco, deu-me um recibo que me possibilitaria levantar os 90 euros do troco na estação de Bordéus. Dirigi-me às informações (surpreendemente estavam abertas 24 horas/dia) e disseram-me que poderia levantar o dinheiro sem problemas na bilheteira. A bilheteira abria às 5 horas. Como já faltavam poucos minutos, fui para a beira dos guichets.

Abriram dois. Fui atendido por uma jovem que conseguia falar inglês pior do que eu e que dizia ser impossível devolver-me o dinheiro apresentando apenas aquele recibo. Obviamente não me conformei e voltei às informações. Felizmente não encontrei má vontade e em poucos minutos todo o escritório estava a tentar resolver o meu problema. Tranquilizou-me de certa forma mas ainda não tinha certezas de nada. Cerca de uma hora depois um dos homens pediu-me que o acompanhasse até à bilheteira. Aparentemente, tinham resolvido o problema e iam devolver-me o dinheiro. Fui de novo atendido pela mesma mulher que, sem grandes palavras, me devolveu os 90 euros. Não me dei ao trabalho de apresentar uma reclamação do serviço prestado por essa mulher mas merecia-o. Nem um pedido desculpas apresentou. Enfim.

Com tudo isto, já só faltava meia hora para o meu comboio com destino a Hendaye. Aproveitei uma ficha eléctrica numa parede da estação para carregar a bateria do telemóvel durante aquele tempo e, quando chegou a altura, fui para o comboio. A viagem não foi longa. O tempo de espera pelo comboio seguinte (que, curiosamente, seria aquele comboio que eu pretendia apanhar em Nice com destino a Irun e que estava completamente cheio) também não era muito mas ainda deu para escrever e enviar uns postais. Dez minutos depois de entrar no comboio seguinte, cheguei a Irun.

Image Hosted by ImageShack.us

Em Irun iria estar 2 horas. Tempo para dar uma volta e almoçar. Como não havia cacifos na estação tive de ir dar o meu último passeio do InterRail da mesma forma do primeiro - mochila grande às costas. Assim, o passeio não foi grande e voltei cedo à estação. Almocei e fiquei sentado no café à espera do meu último comboio com destino a Vitória.

Chegada a altura de entrar no comboio ainda tive oportunidade de experimentar uma situação um pouco invulgar. Todos os passageiros tinham de passar as suas malas por uma máquina de raio-x semelhante às que encontrámos nos aeroportos. Surpreendente mas compreensivo tendo em conta os constantes atentados da ETA tanto fora como dentro do País Basco. Passada essa situação, entrei no comboio e encostei-me a ouvir música. Fui acordado a maior parte do tempo até que, cerca de meia hora antes de chegar a Vitória, adormeci. Não tinha activado o despertador mas, com muita sorte, acordei exactamente na altura em que parámos em Vitória. Foi a última viagem de comboio.

Apanhei um táxi para ir ter com o meu pai e, ao fim da tarde, voltámos para o Porto de carro tal como planeado. Duas paragens pelo meio das 7 horas de viagem e chegámos ao Porto.

Poderiam haver muitas mais histórias para contar, muitas mais viagens e experiências. Por vários motivos, a História do meu primeiro InterRail termina aqui. Esse facto não é necessariamente mau mas fez com que a vontade de voltar a fazer um InterRail aumentasse. É uma experiência bastante intensa e imensamente gratificante a nível pessoal. Seja sozinho, seja acompanhado, uma experiência a repetir. Free to explore.